quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Um Livro à Quarta VI

Vencedor do Man Booker Prize de 2004, este romance do britânico Alan Hollinghurst conquistou, aparentemente, o reconhecimento canónico para um género de definição difícil – a “literatura gay”. No entanto, e apesar de o ambiente em que se desenrola a acção ser de facto a cena gay londrina, a ousadia do romance está para lá da opção sexual das suas personagens, pois propõe-se abrir as escadarias da ficção aos míticos anos oitenta.

A vida do jovem Nick Guest muda irreversivelmente quando aceita passar uma temporada em casa de Toby, seu colega de faculdade e objecto da sua vã paixão. Oriundo de uma família da classe média, Nick vai ser iniciado, então, no mundo dos ricos e poderosos. Vivem-se os impetuosos anos 80, e no círculo do poder da Grã-Bretanha de Margaret Thatcher, onde a ganância é glorificada, Nick, o puro esteta, é um forasteiro, um intruso movido por algo bem diferente. Mas Nick adopta e é adoptado pela extravagante família de Toby, com quem embarca nos vícios da década: dinheiro, poder, sexo e cocaína; e a sua estadia na casa de Notting Hill parece prolongar-se indefinidamente. São tempos inebriantes e Nick rapidamente se adapta ao ritmo vertiginoso das festas e das viagens e à amoral sensação de nada lhe ser vedado. De facto, tudo parece ser possível; a decadência nunca fora tão divertida. Mas esta interminável busca da auto-satisfação tem um preço, e Nick apercebe-se demasiado tarde de que lhe vai custar tudo o que possui.
A Linha da Beleza é um marco no que de hábitos e costumes do século XX vai ficar para a História. Enquadrado por dois processos eleitorais que reforçaram a liderança de Margaret Thatcher, foca quatro extraordinários anos de euforia, mudança e tragédia. Emocionalmente denso, desarmantemente divertido, é um trabalho de fôlego da autoria de um dos mais brilhantes escritores de língua inglesa.

“Tenho a certeza de que nunca usei a expressão ‘obra-prima’ na crítica a um romance e hesito em fazê-lo agora, mas é um termo muito difícil de evitar quando me encontro face a tanto brilhantismo.”
The Observer


Sobre o Autor: Alan Hollinghurst nasceu em Stroud, Gloucestershire (Inglaterra), em 1954 e estudou no Magdalen College, Oxford. Entre 1982 e 1995 trabalhou na Times Literary Supplement.O seu aclamado primeiro romance, The Swimming-Pool Library (1988), vencedor do Prémio Somerset Maugham em 1989, dá-nos um retrato extremamente realista do “universo” homossexual do início dos anos oitenta, através da história de William Beckwith, um jovem aristocrata, e o seu relacionamento com um homem mais velho, Lorde Nantwich, cuja a vida salva. Seguiu -se The Folding Star em 1994, que nesse ano fez parte da selecção da Shorlist para o Booker Prize e ganhou o James Tait Black Memorial Prize. O narrador, Edward Manners, desenvolve uma paixão obsessiva pelo seu discípulo Flamengo de dezassete anos, uma história que muitos críticos comparam ao romance de Thomas Mann Morte em Veneza. Spell (1998), uma comédia de costumes gay, que relata o relacionamento complexo entre Robin Woodfield, arquitecto de quarenta e tal anos, Justin, o seu amante alcoólico, e Alex, o “ex” de Justin, um tímido funcionário público, que se apaixona por Danny, o filho de Robin. A acção desenrola-se nas zonas rurais inglesas e Londres, onde Danny introduz Alex no mundo do ecstasy e das discotecas.O seu mais recente romance, Na Linha da Beleza (2004), está a ser adaptado para televisão pela BBC.

3 Comments:

At quarta-feira, 15 fevereiro, 2006, Blogger merdinhas said...

O reconhecimento canónico para um género de definição difícil – a “literatura gay” ? !

 
At quinta-feira, 16 fevereiro, 2006, Blogger Camarelli said...

A história é interessante. Não conhecia.

 
At sábado, 16 setembro, 2006, Blogger la folie said...

vi apenas a série que passou à pouco tempo na 2, e a forma como foi retratada é realmente bela. mostra tanto amor que nos chega a surpreender por ser tão ignorado, e não ser o amor frio que é costume ver entre homens. se souberes diz-me onde posso adquirir o livro! obrigada

 

Enviar um comentário

<< Home

adopt your own virtual pet!