Mar da memória
domingo, janeiro 29, 2006
sábado, janeiro 28, 2006
quarta-feira, janeiro 25, 2006
Um Livro à Quarta III
No prefácio de Mademoiselle de Maupin, de 1835, Gautier afirma sua posição estética, seu culto da arte pela arte, seu desdém pela moral, sustentando a tese de que a arte e a moral nada têm em comum.
Aos poucos, afasta-se de seus amigos românticos. Nessa época, por necessidades económicas, teve de se sujeitar ao trabalho de crítico dramático, literário e artístico do La Presse e depois do Monitor.
Ao contrário de outros românticos, Gautier não se manifestou ativamente na política. Sua obra compreende coletâneas de poesias, entre as quais: Émaux et Camées, de 1852, obra que teve grande influência sobre Baudelaire, Banville e outros poetas parnasianos; romances como O romance da múmia, de 1858 e Capitão Fracasso, de 1863; diários de viagem e o poema L´Art, uma das obras mais importantes e características de Gautier, onde ele proclama o valor absoluto da profissão de artista, a necessidade - para o poeta - de aceitar as dificuldades da técnica, sugerindo a idéia do jogo sutil das imagens e a utilização delicada dos recuros de linguagem.
quinta-feira, janeiro 19, 2006
DEFESA
quarta-feira, janeiro 18, 2006

Esta semana decidi-me pelo "Caderno Vermelho" do Paul Auster. Este livro é composto por 13 pequenas histórias que relatam breves momentos da realidade observada pelo autor. Li este livro em pouco mais de meia hora e adorei a forma intrigante como conta as histórias por ele assistidas. Paul Auster tem mesmo um caderno vermelho onde anota todas as curiosidades com que se depara, encontrando nelas fonte de inspiração para os seus livros como é o caso da Triologia de Nova Iorque (adorei também este livro!). Acho que é imperdivel ler seja o que for deste nome incontornável da literatura norte-americana. Para mais informações ver: www.klickescritores.com.br/pag-mundo/pauloo.htm
sexta-feira, janeiro 13, 2006
Narf e Matful

Gosto especialmente dos Narf (ao contrário Fran, Fran Perez, voz e guitarra acústica,o mentor deste grupo, mais Marcos Teira, guitarra flamenga e também membro dos Marful e Pepe Sendón, percussão e vibrafono)!
Para saber mais informações e ouvir as músicas:

www.folque.com/musica-marful/
Estou a ficar desesperada!

Devo estar a ficar louca! Estava a navegar na net e a pensar como hei-de melhorar a minha vida economicamente e de repente lembrei-me que hoje há euromilhões (103 milhares de euros!!!!) e fiu a correr jogar. Estava uma fila imensa. Nunca imaginei que houvesse tanta gente. Para além de ser um valor muito elevado, deve também ser o reflexo da crise. Os salários não sobem (ou apenas 1,5%), somos os mais mal pagos da Europa... Continuando... E joguei com a esperança, tal como os outros, que aconteça um milagre e fique rica de um dia para o outro.
Tenho andado muito desmotivada com Portugal. Por mais que tenhamos habilitações e lutemos para ter um lugar ao sol, parece que neste país só existe lobbies e cunhas... Estou farta disto!
Pedro Pascoinho

Este quadro é do meu amigo Pedro Pascoinho.
Adoro os quadros dele!
Para ver mais ir a www.figueira.net/pascoinho/index
quarta-feira, janeiro 11, 2006
"Um Livro à Quarta"

Resolvi aderir à iniciativa "Um Livro à Quarta". Nesse sentido, vou tentar apresentar todas as quartas-feiras um livro que tenha lido recentemente.
Esta semana escolhi o "Lobo das Estepes" do Hermann Hesse.
Harry Haller ( Homem das Estepes) é um homem solitário e descontente com a vida. Nele existe uma dualidade entre o sofimento e a felicidade, o homem e o animal, o lobo selvagem primitivo e o homem racional. Tudo muda quando encontra uma mulher que é completamente o seu oposto.
É um livro que nos faz pensar noutra forma de encarar a vida...
Leiam!
terça-feira, janeiro 03, 2006
adopt your own virtual pet! |